Moda: tendências de jeans com sustentabilidade na coluna de Luh Martins

Redação do Diário

Moda: tendências de jeans com sustentabilidade na coluna de Luh Martins
A Diesel está solidificando seu compromisso com a sustentabilidade, construindo a cápsula Diesel Rehab Denim inclusiva de gênero em uma coleção mais abrangente para a pré-primavera. Adotando uma abordagem circular, a marca incorporou as sobras de seus resíduos de corte no processo de fabricação.

O jeans é um tecido atemporal que tem estado presente nas tendências de moda há décadas. Desde sua criação, nos anos 1800, como um tecido resistente para os trabalhadores da mineração, até hoje, o jeans se tornou um item básico em praticamente todos os guarda-roupas. A tendência atual do tecido é a valorização de modelos que sejam confortáveis, versáteis e sustentáveis, pois como em qualquer indústria da moda, a produção em massa de jeans pode ter um impacto significativo no meio ambiente.

A coleção S/S 23 da Ganni na Copenhagen Fashion Week apresentou peças de jeans da última gota de sua colaboração contínua com a Levi’s. Cada coleção entre as marcas foi abordada com a sustentabilidade em mente e desta vez o foco foi em corantes naturais, atualizando os estilos com corantes à base de plantas e minerais em tons de bordô, pastel, rosa e amarelo.

Felizmente, nos dias de hoje, existem muitas marcas que estão produzindo jeans de forma mais sustentável. Uma das tendências nesse tipo de produção é a utilização de algodão orgânico. Este tipo de algodão é cultivado sem o uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos, o que reduz o impacto ambiental do processo de produção. Algumas marcas também estão usando algodão reciclado, o que é uma ótima forma de reduzir o desperdício.

O vencedor da segunda temporada do “Next in Fashion”, Nigel Xavier, anunciou uma coleção exclusiva para Rent the Runway, apresentando 14 peças únicas feitas com roupas #Upcycled.

Outra tendência é a utilização de processos de tingimento mais sustentáveis. A técnica de tingimento índigo, que é a mais comum na produção de jeans, pode ser bastante poluente. Mas, há marcas que estão utilizando processos de tingimento à base de plantas, como o índigo natural, que reduzem o impacto ambiental.

A reutilização de jeans é outra tendência sustentável. Algumas marcas estão produzindo peças feitas com jeans reciclado, como calças, shorts e jaquetas. Além disso, o DIY (faça você mesmo) também pode ser uma opção para dar nova vida a peças de jeans que já não são mais utilizadas.

A produção de jeans sustentável é importante para o meio ambiente e para a saúde dos trabalhadores que estão envolvidos no processo de produção. Com as tendências atuais, é possível criar peças de jeans de alta qualidade, duráveis e com um impacto ambiental reduzido. Ao escolher marcas que produzem jeans de forma sustentável, estamos ajudando a promover um futuro mais saudável e sustentável para todos.

Fiz uma proposta de JEANS para entrar na VIBE! A jaqueta é da flordeliz e a calça, da monnari

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quatro unidades de saúde irão funcionar em horários estendidos nesta semana em Santa Maria; veja quais Anterior

Quatro unidades de saúde irão funcionar em horários estendidos nesta semana em Santa Maria; veja quais

Obra do Calçadão está 75% concluída e deve ser entregue em junho deste ano Próximo

Obra do Calçadão está 75% concluída e deve ser entregue em junho deste ano

Geral